4 de julho de 2015

SiGE 2 – O que há de novo?

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 1 Flares ×

sige2Para o COMSOLiD 8 que será realizado de 01 a 04 de Setembro no IFCE Campus Maracanaú o SiGE, Sistema de Gerência de Encontros, passou por muita modificação. Algumas delas serão descritas abaixo:

Segurança

O SiGE anterior guardava suas senhas em MD5, o que era uma prática comum mas que a tempos se tornou uma prática insegura, isso devido a facilidade em quebrar senhas criptografadas com esse algoritmo.

Na nova versão as senhas são guardadas usando a criptografia bcrypt. Isso torna o armazenamento de senhas muito mais seguro, mesmo que a senha não seja. Isso se deve ao modo de armazenamento que é feito com a senha juntamente com um salt (hash concatenado com a senha original).

Entretanto isso não é feito automaticamente. Se você já participou de um COMSOLiD anterior você ainda está com a senha em MD5. Para atualizar basta pedir para mudar a senha ou recuperar a senha.

Layout

A mudança mais notável de cara é o layout. Estamos usando o Twitter Bootstrap 3 como front-end do sistema. Isso nos permitiu uma interface melhor de manter além de ser bonita.

Certificados

Agora além dos certificados de participação do encontro e certificado de palestrante também tem a opção de certificados de participação em uma palestra, minicurso ou oficina. Por ser algo novo apenas os eventos com COMSOLiD 7 e 8 terão essa opção disponível. Se você veio para o COMSOLiD 7 (2014) você deve lembrar que assinou uma lista de frequência. Essa lista servirá para nós sabermos quem participou e disponibilizar o certificado através do SiGE.

Avatar

Uma das coisas que achamos que faltava era a presença de um avatar para os participantes, para que as pessoas conheçam a pessoa que vai palestrar. O serviço escolhido foi o Gravatar, um serviço criado pelo WordPress e trata exatamente de fornecer um local para você configurar seu avatar e que aplicativos de terceiros possam utilizar sem ter que implementar no sistema. Uma das vantagens do uso do Gravatar é que ele funciona com seu endereço de e-mail, para o SiGE era a melhor solução já que usamos o e-mail como login.

Por fim

Além disso tudo tem muito bug removido, pequenas features, enfim muitos detalhes resolvidos a cada ano, a cada encontro.

Para participar do COMSOLiD 8 e ver o SiGE 2 vá até a página http://sige.comsolid.org/